15 de setembro de 2012

Especial Harry Potter. O Guia Definitivo ! - 8ª Edição



12) Quais foram os principais destaques de efeitos especiais nos sete longas-metragens da série?
                Não daria pra fazer uma saga tão impactante sobre bruxaria sem efeitos especiais de altíssima qualidade. Os sete primeiros longas-metragens de Harry Potter têm vários grandes momentos para serem relembrados pelos fãs. E As Relíquias da Morte – Parte 2 mantém esse alto nível.

A Pedra Filosofal
O filme tem quase 600 cenas com efeitos especiais. Uma das melhores é a do cão de três cabeças Fofo. Também merece destaque a roupa de Hagrid, tão pesada que precisou ganhar uma rede de tubos ligadas a uma caixa com água gelada para resfriar o ator Robbie Coltrane.

A Câmara Secreta
O Salgueiro Lutador teve que ser contruído de verdade – os galhos mais grossos era manipulados por controle remoto! A aranha gigante Aragogue também era real: suas patas eram movimentadas por computador. Já o elfo doméstico Dobby foi criado digitalmente – deu tão certo que ele concorreu ao prêmio de melhor interpretação virtual no MTV Movie Awards.

O Prisioneiro de Azkaban
Os críticos elogiaram muito a evolução nos efeitos, que renderam uma indicação ao Oscar. Destaque para as cenas com os dementadores. O hipogrifo Bicuço foi criado digitalmente: especialistas em computação conversaram até com veterinários para captar os detalhes de como seria um bicho assim. Já Pam Ferris, que interpretou a tia Guida, usou uma roupa inflável e ficou presa por cabos para ‘’voar’’.

O Cálice de Fogo
Os pontos altos dos efeitos do quarto longa-metragem da série são a cena em que Harry disputa a etapa dentro do rio do torneio Tribruxo e, sem dúvida, a aparição de Voldemort com seus seguidores Comensais da Morte, quando Potter encara uma luta de varinhas com o vilão no final. Isso sem contar a incrível maquiagem do Lorde das Trevas.

A Ordem da Fênix
O nariz de Voldemort foi removido digitalmente, mas a equipe de maquiagem trabalhou pesado: a preparação levava cerca de quatro horas. Feita uma prótese para a testa, a pele era coberta com um sistema parecido com tatuagens.  A luta no Ministério da Magia ( criada em computador ) e os efeitos de Fred e Jorge contra Dolores Umbridge também consumiram muito tempo e dinheiro.

O Enigma do Príncipe
As cenas em que Harry entra nas memórias de Alvo Dumbledore e de outros bruxos, pela Penseira, e a que Slughorn se transforma de poltrona em pessoa demandaram grande esforço da equipe de efeitos especiais. O mesmo vale para a incrível loja de pegadinhas de Fred e Jorge. E, para criar a mão negra de Dumbledore, o ator Michael Gambon usou luva e, depois, a cor e a textura foram adicionadas por computador.

As Relíquias da Morte – Parte 1
Para fazer a Nagini, foi contratado um adestrador de cobras que passou à equipe todas as informações sobre seu movimento na cena da reunião de Voldemort com os Comensais da Morte. A pele e os músculos da cobra foram acrescentados em computador. E os feitiços lançados pelos Comensais durante o ataque aos membros da Ordem foram inspirados em ataques de artilharia da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário