7 de fevereiro de 2012

Criaturas Mágicas e seus Mitos: Artigo II

Olá! Desculpem a demora em postar, mas agora estou trabalhando e administrando 5 blogs diferentes, e com a volta às aulas, está cada vez mais corrido. Espero que tenham gostado do primeiro artigo. Hoje eu trouxe pra vocês alguns mitos de criaturas do segundo filme, Harry Potter e a Câmara Secreta. Espero que gostem! (: 

Artigo II: A Câmara Secreta
(Abaixo, os mitos das criaturas que aparecem no segundo filme da saga)

Diabretes da Cornualha

São criaturinhas azuis que medem cerca de 30 centímetros de altura, têm asas pequenas em relação ao tamanho de seu corpo, mas voam perfeitamente com elas. Adoram realizar brincadeiras de mau gosto, sendo a mais comum suspender as pessoas pelas orelhas e depois enroscá-las em lugares altos. No mundo trouxa, existe uma Lenda portuguesa sobre os Diabretes na Fajã de Vasco Martins. A lenda diz que os diabretes eram uma espécie de duendes que saíam de certas zonas da costa para assustar as pessoas e os animais que ali passavam. E um dia, na Fajã de Vasco Martins, alguns homens resolveram enfrentar esses diabretes. Foram até o local armados, porém nenhum deles apareceu. Então durante a noite, começaram a ouvir muitos barulhos, como se o telhado estivesse se quebrando, e ouviram muitas pancadas nas portas e nas janelas. Morrendo de medo, nenhum dos homens se arriscou a ver o que estava acontecendo. Quando o barulho foi parando aos poucos, resolveram ver como estava a situação da casa, mas ela estava normal, sem nada de errado. Depois disso, nunca mais resolveram enfrentar os diabretes novamente.

Fawkes ( Fênix)


Fawkes é a fênix de Alvo Dumbledore. As fênix eram pássaros que, quando chega a hora de morrer, pegam fogo e depois renascem das cinzas. São criaturas fascinantes, capazes de transportar cargas muito pesadas, suas lágrimas tinham poderes curativos e eram extremamente fiéis. Duas penas de Fawkes foram usadas para a fabricação das varinhas de Harry Potter e Lorde Voldemort. A lenda da Fênix vem da Mitologia Grega e suas características são as mesmas citadas na saga Harry Potter. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Cumprido o ciclo de vida do Bennu, ele voava a Heliópolis, pousava sobre a pira do deus Rá, ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.
Aragogue (Acromântula)


Aragogue era uma acromântula cega, criada por Hagrid, com a habilidade de se comunicar com humanos. Como o resto de sua espécie, Aragogue tem apetite por carne humana, e na sua juventude era do tamanho de um pequinês e próximo ao fim de sua vida, seu tamanho era de um pequeno elefante. Aragogue teve uma esposa, Mosague, e foi o líder de uma grande colônia de acromântulas, composta por seus filhos e filhas. Durante sua vida, Aragogue foi acusada de ser o monstro de Slytherin, embora o real monstro fosse um basilisco. Depois de sua morte, seu veneno foi recolhido pelo professor Horace Slughorn. Seu nome vem de uma lenda de uma mulher parecida com uma aranha que se chamava Aracne.
Basilisco


É uma serpente enorme cujo olhar é capaz de matar uma pessoa instantaneamente. Quando visto de um espelho, ou apenas o reflexo, a pessoa é petrificada. O basilisco nasce de um ovo de galinha chocado por uma rã. O monstro teme o canto de um galo e o veneno de um basilisco pode ser fatal. É forte o bastante para destruir uma Horcrux. O basilisco já foi citado em vários mitos diferentes, e já foi retratado como uma serpente como uma coroa dourada, com uma pluma vermelha ou preta. Em outros mitos, era representado tendo cabeça de galo, e raramente, de homem. É visto como um animal semelhante à um lagarto gigante ou um dragão. 

Espero que tenham gostado do artigo de hoje. Espero postar o próximo em breve!
Pra quem não viu o primeiro artigo, sobre as criaturas da Pedra Filosofal, é só clicar aqui. E por favor, comentem, deem sua opinião, ela é muito importante pra mim! (:
Até,

Marry


Um comentário:

  1. preciso dizer o que? Super legal mesmo! =) ♥
    Adorei saber um pouco mais sobre esse as criaturas desse mundo que tanto nos fascina. Brilhante.

    ResponderExcluir