21 de janeiro de 2012

Criaturas Mágicas e seus Mitos: Artigo I

Boa noite!
Espero que tenham gostado da minha primeira postagem aqui no blog. Falei sobre a guerra entre Fãs de Twilight e Harry Potter. Mas agora estou aqui pra falar sobre outra coisa... Desde já, me desculpo por ter demorado à postar, mas estava organizando os detalhes da minha nova série de artigos: Criaturas Mágicas e seus Mitos! Todas as informações que eu consultei para fazer minha pesquisa vieram do site Wikipedia. Espero que gostem...



 Eu acho que vocês já devem conhecer o livro Animais Fantásticos & Onde Habitam. Eu já li esse livro e achei ele muito interessante! Ele fala sobre todas as criaturas do mundo mágico de Harry Potter, como se fosse uma ficha de cada animal. Nessa nova série de artigos, falaremos sobre os animais mostrados nos filmes e seus mitos em diferentes culturas!

Artigo I: A Pedra Filosofal
(Abaixo, os mitos de todas as criaturas que apareceram no primeiro filme da saga Harry Potter, a Pedra Filosofal.)


Fofo (Cão de três cabeças)


A ideia do cão de três cabeças em A Pedra Filosofal veio da mitologia grega. Em cada lugar, a história é contada de um jeito. Porém, todos os mitos afirmam que Cérbero era o cão que guardava as portas do Mundo Inferior, comandado por Hades. Acredito ter sido daí que JK Rowling tirou a ideia de colocar Fofo para guardar a entrada do alçapão, que todos sabemos ir em direção à Pedra Filosofal. Na maioria dos mitos, Cérbero era descrito como um cão de três cabeças, mas em alguns mitos, diziam que ele tinha múltiplas cabeças. Sua cauda também foi descrita de jeitos diferentes, às vezes como de cão mesmo, mas às vezes como de cobra, ou de dragão.


Norberto (dragão Dorso-cristado Norueguês)


Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hagrid ganha um ovo de dragão da espécie Dorso-cristado Norueguês e quando ele nasce, dá o nome de Norberto. Quando filhote, é bem pequeno mas já é capaz de soltar fogo. É um dos animais mitológicos mais famosos que aparecem na série. No mundo de Harry Potter, existem 10 espécies diferentes de dragões. O dragão é uma criatura presente em vários mitos de várias culturas diferentes. Normalmente, ele é retratado como um animal de grande porte, de aspecto semelhante ao réptil, muitas vezes com asas e com poderes mágicos, como soltar fogo. As lendas dos Dragões vem de muito tempo atrás, e elas são diferentes em cada lugar do mundo.

Firenze (Centauro)


No mundo de Harry Potter, os centauros vivem selvagens nas florestas de Hogwarts. Essas criaturas são metade homem metade cavalo e tem um grande conhecimento e sabedoria. Eles tem um raciocínio maior que do ser humano e sabem muito sobre Adivinhação. São criaturas extremamente calmas e sábias, mas quando irritados ou ofendidos, podem ser perigosos. Na mitologia grega, os centauros eram criaturas indisciplinadas e delinquentes sem cultura, porém alguns poucos centauros eram civilizados. Quíron era um centauro considerado superior aos outros, pois era inteligente e tinha muitos conhecimento em medicina. Ele foi responsável por ensinar e treinar diversos heróis famosos da mitologia grega, como Aquiles, Jasão, e muitos outros.


Unicórnios


A imagem acima mostra o professor Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ele estava na Floresta Negra bebendo sangue de Unicórnio para fortalecer seu mestre, Voldemort, que se encontrava muito fraco e agindo como parasita, fazendo do professor, seu hospedeiro.

Os unicórnios são criaturas puras, e vivem na Floresta Negra em Hogwarts. Seu sangue prateado faz com que a pessoa que o bebe, se fortaleça, mesmo estando à beira da morte. Porém, matar um unicórnio para beber seu sangue é quase um crime, pois você tira a vida de um animal extremamente puro. E esse ato traz consequências à quem o mata: o assassino terá apenas uma semi-vida... amaldiçoada. Os unicórnios tem cores diferentes dependendo de sua idade. De acordo com o livro, os bebês têm pelos dourados, os jovens unicórnios têm pelos prateados e quando atinge a idade adulta, seus pelos tem uma coloração branca. O pelo de unicórnio é também usado para a fabricação de varinhas. A núcleo da varinha de Ron Weasley, por exemplo, é de pelo de unicórnio.

O unicórnio tem sido uma presença frequente na literatura fantástica. Essa criatura já foi citada em mitos de várias culturas, mas sempre foi descrita com a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral, no meio da testa. Sua imagem está associada à pureza e à força. São animais muito dóceis, porém o mito afirma que o único ser capaz de domá-lo é uma donzela pura.


Chegamos ao fim do primeiro artigo da série Criaturas Mágicas e seus Mitos. Espero que tenham gostado! Eu gostaria que comentassem e dessem sua opinião para que no próximo artigo, eu pudesse fazer melhorias. Até mais,
Marry


Nenhum comentário:

Postar um comentário