21 de janeiro de 2012

Analogias Potterianas Parte I: Segunda GM

 “Não se poderia atingir melhor e mais rapidamente a uma espécie superior, por meio da alimentação, da educação da seleção, que por meio de guerras e revoluções?” (Nietzsche)
 

Boa tarde a todos! É a minha primeira postagem aqui no blog, então, nada mais importante nesse momento do que me apresentar, correto? Meu nome é Diogo Medeiros, terei 16 anos em nove dias.  Moro em Lages- SC desde meu primeiro dia de vida, e foi aqui que conheci Harry Potter, obviamente. Minha história com HP você confere aquí.
    Minha coluna será sobre analogias entre o mundo Potteriano e o nosso, dos trouxas. Para quem não sabe, e para quem já sabe reforça-se o significado: analogias são ligações mentais entre uma coisa e outra, que a priori não tem ligação concreta. Mãos à obra!
    Para mim, tudo o que tem na obra da nossa querida Rowling, tem no mundo real.  Que tal começarmos nosso assunto de hoje com a batalha do bem e do mal?
    Primeira ligação importante: Voldemort e Hitler.
    Voldemort foi uma pessoa que cresceu sem a influência de seus pais, uma criança que provavelmente, como qualquer outra,  necessitava de carinho, de amor, companhia, e também de regras, limites e moralidades sociais. Porém, era possuidor de uma magia que ninguém no seu meio tinha. Onde estavam seus pais? Ninguém o adotou; o que criou no orfanato foi primeiramente raiva ao mundo, foi confusão por ser diferente, e ideias sombrias para explicar esse fato de ser diferente.
    Hitler não foi muito diferente. Seus pais biológicos não o acompanharam em momento algum. Teve pais adotivos. Sua mãe era prima do seu pai biológico. Essa sua nova família foi obviamente importante pare ele. Seu pai adotivo, o impunha regras opressoras, e sua mãe, pelo que se sabe, lhe deu um afeto grandioso. Sua família rejeitou seu desejo pela arte e arquitetura. E até mesmo sua família adotiva, perdeu cedo. Seu pai morreu em uma taberna por motivos alcoólicos quando ele tinha quatorze anos. E sua mãe aos 19. Perder sua mãe foi um choque enorme. A partir daí, podemos apontar as semelhanças entre os dois ícones (os quais rotulamos maléficos), tanto nas dúvidas que vieram a surgir quanto comportamentais.
O que eu acho mais bacana da parte da Rowling;  foi demonstrar nos filmes e nos livros que ninguém é uma coisa só. Bem ou mal, somos o que escolhemos ser, somos o que a nossa infância foi, mas principalmente somos o que escolhermos trilhar com o conteúdo que temos e tivemos.


Legiões
O que nos leva a seguir um líder? Concordar com suas palavras? Sermos iguais à ele? Talvez sim... Talvez não...
 Muitos seguem ícones por o engrandecerem, por verem nele ou nela, aquilo que desejam ser. Identificam-se.
    Porém,  dúvidas podem ser colocadas em jogo quanto à isso. Um exemplo clássico foi a família de Malfoy. Draco não estava sempre concordado com o que estava acontecendo, e sua mãe podemos observar, por sua atitude que queria defender sempre seu filho. Que nem sempre concordava com aquilo. Mas como fugir de um opressor tão gigantesco?

O mesmo na segunda guerra. Ou acredita que todos aqueles soldados gostariam de matar tantas pessoas? Mas quando a sua é colocada em jogo... Seu comportamento muda. O que não significa que esteja a todo o momento, concordando com seu “líder”.

Preconceito racial.

Para mim, esta é a principal relação entre Voldemort e Hitler.
Acho que todos se lembram da cena, quando Belatriz escreve: Sangue ruim; no braço da Hermione. Fora toda a busca de poder, o que Voldemort mais buscou com sua ideologia? Não era criar uma raça pura de bruxos? Excluir, matar todos os “sangues ruins” que infectavam o mundo?
    E Hitler? Não foi fazer da Alemanha e do mundo uma raça pura e sem os “judeus porcos” ? Os animais que infectavam a pátria e honra humana? Nós também matamos os nossos sangues ruins no mundo trouxa. Nós humanos, encaixotamos milhares de “porcos” em câmaras de gazes, atiramos em milhares enfileirados que marchava rumo à morte.... Não tivemos um bom tanto de Voldemort aí?

Beijo pessoal. Até a próxima!

4 comentários:

  1. Achei muito legal sua forma de pensar. E realmente, eu nunca tinha reparado. Adorei... (:

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Ví que também escreve para o blog. Me adicione no msn para conversármos: Diogo Medeiros.
    Beijos wq

    ResponderExcluir
  3. Er, coloquei meu nome no lugar do msn. Estava distraido HAHA.
    É: digo-danger@hotmail.com

    ResponderExcluir