1 de julho de 2013

Daniel Radcliff e sua nova peça “ The Cripple of Inishmaan”

          Mais uma vez nosso eterno Harry Potter atuará no teatro londrino. Dessa vez Daniel Radcliffe interpretará um órfão irlandês chamado Billy Claven de 17 anos - na peça "The Cripple of Inishmaan" que já está em preview no Noel Coward Theatre - que possui uma deficiência na perna devido a uma má formação genética e um braço atrofiado. Rodeado de excêntricos personagens treatrais irlandeses o órfão tem o sonho de ser um astro de Hollywood.
             Daniel deu uma entrevista ao Jornal The Thelegraph e ás revistas Vogue e Time Out. O autor contou que treinou bastante para o papel e que consultou um treinador de voz com paralisia cerebral para acrescentar ao personagem, além de instruções para andar vacilante e com o braço atrofiado.

"É brilhante todas essas coisas de apanhar. Eu encorajo as pessoas a me bater mais forte. A atriz Gillian Hanna não vai causar danos permanentes em mim apenas batendo na minha cabeça. Ela não gosta de bater na pessoas, compreensivelmente, mas eu acho que dei um jeito nela no momento." 

              Em 18 de junho, Daniel concedeu uma entrevista a BBC news onde comentou sobre a peça e o seu papel: 


              Em 26 de junho um usuário postou um trecho da peça (já é possivel observar o quanto Daniel evoluiu, ele está ótimo no personagem) gravado dentro do teatro e em 27 de junho o trailer oficial da peça foi postado. 


               A equipe do Portal Radcliffe reuniu várias criticas sobre a atuação do Daniel na peça: 

 The Guardian “É um personagem conhecido, mas que Radcliffe investe com um senso de sentimento real. Com o braço esquerdo torcido e perna esquerda inflexível, ele sugere que a deficiência de Billy, sem exagero. Radcliffe também tem o dom precioso, vital em uma peça cheia de surpresas narrativas, de parecer artística e vulnerável ao mesmo tempo. Há uma astúcia maravilhosa na maneira como ele engana um barqueiro local para levá-lo em seu barquinho para o local do filme. Ao mesmo tempo, as características de Radcliffe brilham com prazer inocente quando ele, por fim, assegura um encontro com o temível Helen. Ele faz com que você se preocupe com um personagem que, de certa forma, é um conceito literário inteligente”.
The Independent - ” O desempenho honesto, sensível, modesto de Radcliffe, dá-lhe acesso claro, tocante ao espírito mais refinado que define o caráter para além deste mundo chato e irritante”.
The Express - ”Não só Radcliffe lida habilmente com os desafios de sua deficiência no palco, ele também apresenta um desempenho muito mais sensível do que você já viu nos dias em que ele segurava uma varinha e gritava: ‘Expelliarmus!’ comunicando eficazmente a dor, com determinação de ferro por trás de seu exterior danificado, mas em grande parte genial”.
Variety - ”Radcliffe aumenta consideravelmente seu alcance. Sozinho em meio a um elenco irlandês, ele usa o sotaque com talento considerável, enquanto sua formação em dança para ‘How to Succeed in Business Without Really Trying’o ajuda bastante no manejo hábil da deficiência de Billy. Com o lado técnico sob controle firme, ele faz Billy extraordinariamente revigorante, o que torna difícil a situação de seu personagem mais comovente do que se ele fosse descaradamente implorar por piedade”.
Financial Times - ”Daniel Radcliffe, dando um bom e comovente desempenho … E Radcliffe é o centro tranquilo do show. Como Billy, ele sugere tanto vulnerabilidade como determinação de aço, e demonstra que, apesar de suas enfermidades físicas, ele é mais sólido no coração e na mente do que qualquer um de seus concidadãos “.
Time Out London - “Radcliffe absolve-se solidamente, ele não domina. Cercado por um elenco irlandês de primeira classe, ele é um doce, a presença pálida como o aleijado Billy, o deformado rapaz que vive em uma ilha na Irlanda dos anos 30. “
The Stage - “Ele traz um calor afetivo e resiliência real para o papel que está cheio de escolhas ousadas, corajosas e dignidade, não menos importante, a, representação sentimental natural da incapacidade de seu personagem.”
The Telegraph - “Radcliffe traz um estoicismo e simplicidade tocante ao seu desempenho como o aleijado Billy, ainda mais comovente porque é tão discreto.”
Metro - “Radcliffe traz uma humanidade radiante para o atrapalhado Billy: a bondade brilha fora dele, dotando o processo um tanto super elaborado com um pouco de coração.”
Forth Wall Magazine - “Radcliffe interpreta um Billy cativante e apaixonante.”
Broadway World - “Radcliffe não assumiu uma tarefa fácil, mas em grande parte ergue-se para o desafio. Sua fisicalidade é consistentemente crível e parece muito difícil de sustentar. Enquanto em alguns pontos ele poderia levar o seu trabalho mais além, o seu arremesso do personagem se encaixa muito bem dentro da peça como um todo. Ele faz Billy totalmente compreensível, mesmo quando ele parece estar terrivelmente errado, e dá uma performance sutil, séria e pensativa por toda parte. “
What’s On Stage - “Daniel Radcliffe apresentou uma primeira noite confiante e profundamente comovente como o aleijado Billy, de Martin McDonagh, tossindo sangue e sonhando com o estrelato na ilha de Inishmaan em 1934.”
The Jewish Chronicle - “Radcliffe serve bem o trabalho com uma afinação perfeita e uma preformance modestamente subestimada .”
London Theatre - “Daniel Radcliffe é convincente de duas maneiras distintas. Primeiro, ele habilmente descreve um jovem cuja mobilidade é limitada pela deficiência física. Além disso, ele nos dá um Billy que, em todos os outros aspectos, é um jovem comum com as aspirações e necessidades dos outros de sua idade. “
Cheap Theatre Tickets - “Ele é sensível e inteligente em sua entrega – tanto que é fácil esquecer que você está assistindo a um dos atores mais ricos e famosos de sua geração … Radcliffe apresenta um monólogo impressionante, ao mesmo tempo que sofre de tuberculose, e prende a atenção sem esforço…”
Sunday Independent - “A boa notícia é que a atuação de Radcliffe melhorou substancialmente desde sua atuação meramente proficiente em Equus, alguns anos atrás. Seu Billy é tranquilo robusto. O sotaque irlandês é surpreendentemente OK, e a deficiência (envolvendo a mão fechada e uma perna dura) não são exagerados.”



               Daniel também concedeu uma entrevista super legal para o What's on Stage onde ele fala sobre o confronto com a paralisia cerebral, aprender a amar Harry potter mas também sobre suas memorias de Richar Griffiths. Confira a entrevista traduzida pela equipe do Daniel Radcliffe Brasil logo abaixo: 

Como os ensaios foram acontecendo?
Bem, hoje é o primeiro dia de nossa quarta semana. Que é basicamente um bom sinal, porque apenas tivemos um fim de semana de três dias, o que deve significar que estamos fazendo algo certo. Hoje foi um dia muito bom porque já fomos para o segundo ato, pela primeira vez, e tudo está vindo junto. Eu acho que já está em um bom lugar.

É verdade que você se transformou no primeiro dia de aprender suas falas?
É. Isso vem de quando eu fiz Equus e [o diretor] Thea Sharrock me disse ter aprendido isso antes de eu chegar no ensaio. Então é isso que eu tenho feito em todos os trabalhos desde então. Além disso, Michael [Grandage] pediu-nos tudo para ser o quão possível fora do livro para entrar o primeiro dia de ensaio. Acho que isso significa que você não deve se preocupar com a aprendizagem ao longo das próximas quatro semanas, o que significa que você tem muito mais tempo para ‘estar’ no personagem ao invés de aprender o script. Mas ainda havia uma enorme viagem para descobrir os nossos personagens, além do fato de que a escrita de Martin é muito precisa. Acabei de assistir a uma cena com Pat Shortt, um ator fantasticamente cômico, que é apenas uma alegria absoluta para assistir, apesar do assunto ‘escuro’.

Você diria que a produção geralmente é bastante leve?
Tivemos a presença de Martin na primeira semana de ensaio e ficamos perguntando-o sobre pontos do script onde você pode interpretá-lo de duas maneiras. Poderíamos interpretar mais incrementado, quase sentimental, ou interpretá-lo liso e brutalmente, o que é, geralmente, como Martin gosta que façamos. Então, eu diria que estamos realmente focando os aspectos mais escuros, mas eu acho que o humor sai mais forte dessa forma, um monte de humor é muito cruel. Embora o público goste ou não, todos eles são personagens muito complicados.

A peça foi familiar para você antes de você se envolver?
Não totalmente, embora eu tivesse ouvido falar dele, porque meu pai era um agente literário na década de 90 e eu conhecia a peça muito bem. Então, eu sabia da sua reputação, mas não muito mais. Michael [Grandage] enviou-me três ou quatro peças para ler e disse: “Leia-os, volte e me diga o que você pensa.” E o que mais se destacou foi Cripple Of Inishmaan. Foi tão engraçado e inteligente, não acho que é um exagero chamá-lo de uma obra-prima moderna. Assim que eu li, só sabia que queria fazê-lo.

E, considerando o patrimônio da Irlanda do Norte de seu pai, isso foi configurando um apelo adicional?
Eu não sei se foi um apelo adicional, mas fez o material se sentir menos ‘alienígena’. Todas essas conversas entre [personagens] Kate e Eileen – Eu vi parentes falar uns com os outros. Havia algo familiar sobre personagens que falavam para mim. Mesmo que seja um vernáculo diferente e o sotaque de onde meu pai é, minhas conexões irlandeses fizeram a ideia de fazer um papel irlandês menos intimidante. A minha preocupação principal era que Martin, quando entrei no projeto, era sobre todos os acentos, e ninguém é mais paranoico com acentos do que eu. Mas tenho um ouvido muito bom e só ficava pensando, “Bem, mesmo se você não consegue captar isso agora, aquele sotaque está em algum lugar dentro de você. Ele vai voltar um pouco, mas ele está em algum lugar.”

Depois, há o fator da incapacidade de seu personagem. Como é específico o roteiro sobre o que o constitui?
Não é muito específico. Quero dizer, ele é específico sobre o fato de que está lá, mas não é específico sobre o que é. Numa fase inicial lê-se que ele [Billy] ‘vem embaralhando, com um braço e uma perna. Então, é isso que sabemos sobre seu braço e perna e, em seguida, outros detalhes são revelados na peça, tal como o que foi observado no nascimento de Billy, que algo estava errado com ele, assim o que ele tinha era algo muito extremo. Foi um caso de juntar as pistas e encontrar uma condição que poderia ser o que Billy tem.

Então, o que você decidiu?
Depois de muita pesquisa, Eu parei na paralisia cerebral como sendo uma opção viável, porque é um tipo específico de paralisia cerebral chamada hemiplegia, que afeta um lado do corpo e não o outro. É também uma condição que pode ser aparente no momento do nascimento. Então eu tive que aprender sobre a mecânica de paralisia cerebral e o que isso envolve, por isso afeta o corpo de tal, e como as pessoas aprendem a viver com ela – geralmente tornam-se incrivelmente habilidosos com o seu lado “bom”. Eu senti que era importante interpretar a sua condição específica, ao invés de tentar alguma coisa generalizada como ‘aleijado’. Para mim, isso é uma espécie de ofensiva, a dizer: “Oh, bem, eu vou fazer algo um pouco estranho, sem olhar para o todo”. Isso não é fazer justiça para as pessoas que são deficientes ou para o personagem que Martin escreveu.

O que Martin faz de sua pesquisa?
[risos] Ele praticamente disse: “Bem, você trabalhou mais do que eu nisso”. Martin é muito discreto sobre as coisas. Eu não acho que eu estou falando fora de hora, quando eu digo que eu tenho feito mais pesquisas sobre o potencial de sua deficiência do que Martin fez. Mas isso é uma coisa que ele não precisava ter feito, porque está escrito tantas outras coisas que me deram muitas mais informações sobre Billy do que eu sair e trabalhar por mim mesmo.

O fato que Billy procura, escapa através da ressonância do filme com você?
Trata-se que Billy é ambicioso. Ele se recusa a aceitar que sua vida vai ser o que é agora, e eu acho que é por isso que tanto respondo a esse caráter. Embora quaisquer semelhanças são superficiais porque minha experiência e a de Billy com a indústria cinematográfica são muito diferentes. Ele fica ‘mastigado e cuspido’ e adoro isso. Mas em termos de encontrar uma saída e fazer algo que as pessoas pensam que você não pode fazer, ou as pessoas pensam que você é não convencional, posso certamente relacionar com isso. Estou plenamente consciente de que não há um abundante número de cinco homens principais! Eu também sou a única celebridade da minha altura que conheço que diz a sua altura real quando perguntado, e não usa saltos cubanos…

Você já pensou sobre o caminho que você teria tomado se não fosse por Harry Potter?
Se eu não tivesse feito Harry Potter acho difícil de acreditar que eu teria me tornado um ator. David Copperfield me deu meu primeiro emprego, mas eu nunca o levei como algo sério – era mais uma coisa para me tirar da escola. Eu acho que eu teria terminado na indústria cinematográfica em algum aspecto por causa dos meus pais tanto estar nesse meio e porque eu certamente não teria conseguido nada no mundo da academia. Todos aceitamos isso. É coisa grande a se pensar, na verdade eu estava pensando outro dia sobre o que teria acontecido se eu não tivesse sido alguém em Harry Potter. De certa forma isso é um tema em The Cripple Of Inishmaan porque é sobre as oportunidades e as oportunidades perdidas. É uma coisa que eu penso, às vezes, imaginando onde eu estaria agora. Mas eu geralmente acabam chegando ao “Graças a Deus eu não estou lá ‘[risos]. Devem haver momentos em que você almeja anonimato. Sim, há momentos em que o anonimato seria bom, mas é praticamente a única coisa que eu perderia. Isso pode estar me testando às vezes, mas em geral eu prefiro muito mais ter a minha vida do jeito que ela está agora.

Estão de volta as rápidas memórias em West End de trabalhar com Richard Griffiths em Equus?
Sim. Ele era um homem extraordinário, como todos diziam quando ele se foi. Minha experiência com ele é que ele era enciclopédico em seu conhecimento sobre o mundo. E ele foi generoso, tanto como ator e como pessoa. Tinha prazer em passar seu imenso conhecimento para você, mas nunca de uma forma pretensiosa, ou para provar quanto conhecimento ele tinha. Era interessante. Ele queria compartilhar com você. É estranho pensar no mundo sem Richard nele, porque eu aprendi muito com ele, às vezes eu me pergunto o que mais eu vou aprender agora que ele se foi. É muito triste, mas é uma coisa que se destacou em seu funeral quando todos falavam sobre ele, o quão feliz ele estava. Ele poderia ser “bisonho”, mas ele também foi uma das pessoas mais contentes que eu já conheci. Se ele pudesse dizer o que disse sobre mim no meu funeral acho que irei ter vivido uma vida muito interessante.

Equus levou você a Broadway, onde posteriormente você atuou em How to Succeed in Business Without Really Trying. Como foi essa experiência?
Fazer um musical na Broadway é uma experiência que eu recomendo para quem tem a oportunidade de fazer. É muito difícil definir o que te torna tão brilhante, mas eu acho que tem a ver com ser o lar espiritual do musical. E também há algo especialmente gratificante sobre ter sucesso em Nova York, como tivemos. As pessoas podem ter dito “Eles conseguiram porque tinham Dan Radcliffe e John Larroquette,” mas há shows abrindo e fechando o tempo todo com atores famosos. Um nome não é o suficiente para manter um show adiante. Tem que ser bom. Foi um show difícil e uma experiência nova. Eu nunca tinha feito comédia em particular. Também nunca tinha feito nada onde foram incentivados a ‘quebrar a quarta parede’ e sorrir para o público, ocasionalmente, o que é roteirizado em How to Succeed. E eu acho que isso trouxe algo para fora de mim, ter que encontrar uma confiança interna que eu não necessariamente tinha antes. Foi realmente uma mudança de vida, porque você aprende muito sobre si mesmo, especialmente quando você faz uma corrida de 11 meses, oito noites por semana. Eu sei que haverá pessoas que leem este pensamento “um ano não é muito tempo, as pessoas fazem shows por anos e anos”, mas quando você faz oito shows por semana, em um show físico, tem seu preço – o meu corpo estava áspero até o final.

Queria fazer um musical no West End?
Com certeza, se fosse o caminho certo eu gostaria de fazer. Houve conversa sobre How to Succeed chegando ao West End depois da Broadway, mas naquele momento tinha feito um ano e meu coração não estava preparado. Mas também senti que era um show muito “americano-orientado” que poderia não ter funcionado tão bem por aqui.

E em termos de outros papéis no teatro, o que mais está em sua lista de desejos? Gostaria de interpretar Hamlet, por exemplo?
Sim, eu gostaria. É algo que qualquer ator gostaria de fazer e é muito intimidante pensar sobre todas as pessoas que fizeram isso antes de você e todos aqueles que eu vi fazer isso. É difícil de imaginar no momento, mas é também uma das maiores peças em toda a literatura, então sim, eu aproveitaria a chance. Rosencrantz e Guildenstern Are Dead por Tom Stoppard é uma das minhas peças favoritas, e uma outra peça irlandesa que eu absolutamente amo é Translations por Brian Friel. Eu também adoraria fazer Waiting for Godot, mas vou ter que esperar até ser um homem velho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário