10 de fevereiro de 2012

Analogias Potterianas II


 DEPRESSÃO

 



Os problemas são como baratas. Quando à luz do dia, se afugentam e somem.
 

















Mas quando a noite cai, são como mariposas Teufeus. Para quem não sabe, essas mariposas negras, residem nos esgotos e quando morrem, deixam ovos que amadurecem e comem suas larvas irmãs para sobreviverem. À noite, os problemas são como essas mariposas que aos montes voam sobre nós, como abelhas, tomando conta de cada parte do nosso corpo, como um manto sombrio.

       Quando nos sentimos invadidos pelas mariposas constantemente, ou sentimos que perdemos as forças completamente. É aí que surge uma doença que infelizmente muitos conheceram: Depressão
Conheci uma amiga que teve, e eu sinceramente não sabia como lidar. Tentamos de tudo. Tirar de casa, fazer rir, brincar; mas a pessoa é puxada para baixo, sempre; por ma força maior. Mas às vezes, agir dessa forma faz mais mal do que bem para nosso amigo(a) em questão, fingindo que não existe, somos incompreensíveis e às vezes egoístas. E tentei entrar no mundo dela. E me propus a ser levado pelo beijo do dementador para ajudá-la a executar o Patronum.

       Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
    Contudo, ao nos permitirmos entrar nesse mundo, só assim poderemos compreender o que se passa na mente de quem queremos bem. Somente assim, poderemos lembrar-nos e lembrá-la de que é a luz que derrota a escuridão, e somente assim poderemos ensinar como se faz para executar o feitiço: acreditar naquilo que te faz bem, e fazer com que isso domine sua essência.

    O texto está ficando um pouquinho grande, mas o tema é envolvente e sério. Lembrei-me de um provérbio que tem tudo haver com a situação. Dizem-nos que existem dois cães dentro de cada um de nós. Como o Yin e Yang, eles são dualistas; um cão tenta praticar a alegria, o bem, certa estabilidade e alegria. Já o outro, é o oposto. O negro do branco, ele tenta se alimentar de tudo o que o primeiro cão citado produz, te desanima e é pessimista. Sabendo da existência dos dois animais, pergunto: quem vence?
    É exatamente o ponto onde eu queria chegar. Para mim, os dementadores sempre foram a depressão em estado físico. Eles podem te beijar, se você não souber se proteger. Chocolates podem até melhorar a sensação de vazio, mas nunca irá expurgá-los (uma tarefa contínua e inacabável).
    O cão mais forte, será aquele que você alimentar!
                                  
                                       Expecto patronum!



     Abraços, até a próxima analogia!
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário